Retrospectiva: 12 acontecimentos que marcaram o Instagram em 2019

Soluções na medida do seu negócio

Retrospectiva: 12 acontecimentos que marcaram o Instagram em 2019

{itemcontente}

instagram

Com o fim do ano quase aí, chegou a hora do Instagram fazer sua retrospectiva de 2019. Foi um ano de muitas reviravoltas: teve gente perdendo o posto de foto mais curtida e de conta mais seguida, novos filtros de realidade aumentada criados pelos próprios usuários e modas que ninguém sabe como se tornaram tão populares.

Para começar, relembre os usuários que alcançaram um número impressionante de seguidores. Em 2019, Ariana Grande desbancou Selena Gomez do título de figura feminina mais seguida da rede social – e não foi por pouco. Com uma diferença de 6 milhões de seguidores à frente de Selena, Ariana está prestes a fechar o ano com 167 milhões de seguidores. Seguindo o embalo, o National Geographic tem a conta não-humana mais popular (126 milhões) e Cristiano Ronaldo figura como a pessoa mais seguida em todo o mundo, com impressionantes 189 milhões de seguidores.

Além das maiores marcas em relação a seguidores, confira em ordem cronológica os 12 principais acontecimentos que fizeram os usuários do Instagram ficarem ainda mais engajados em 2019.

A imagem de um ovo que quebrou recorde de foto mais curtida

Outra personalidade que foi desbancada no Instagram em 2019 é Kylie Jenner. Logo no começo do ano, a publicação que anunciava sua gravidez perdeu o posto de foto mais curtida do Instagram para a imagem de um simples ovo de galinha. Claro que foi proposital e a intenção dos usuários era, justamente, bater um recorde (quem não participou que atire a primeira pedra).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por EGG GANG 🌍 (@world_record_egg) em

O desafio #10YearsChallenge

Não teve quem não quisesse fazer o desafio que mostrava a evolução das pessoas no decorrer dos últimos 10 anos. Algumas comparações eram realmente impressionantes, tanto para os que mudaram muito quanto para os que não mudaram quase nada. Até celebridades de Hollywood entraram na onda e a brincadeira se espalhou para outras redes sociais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ellen DeGeneres (@theellenshow) em

Início do marketplace no Instagram

Claro que já havia lojas no Instagram antes, mas, a partir de 2019, a rede social abriu um espaço oficial para o comércio, medida que profissionalizou as vendas.

O desafio #BeforeILetGo

Outro desafio que fez sucesso foi a dança proposta por ninguém mais ninguém menos que Beyoncé. A cantora, que tem mais de 135 milhões de seguidores, nem precisou insistir para que seus fãs enchessem o feed com os passos inventados por ela.

A conta de “Criador”

Após sua conferência anual, o Instagram anunciou o título de “Criador” para nomear contas profissionais de criadores de conteúdo. A conta de um criador é desenhada especialmente para ajudá-los no controle de seus trabalhos por meio de recursos personalizados, como controles flexíveis de perfil, mensagens simplificadas e mais ferramentas de crescimento.

Novos stickers para Stories

Foi o ano em que o Instagram lançou os stickers “Teste”, “Bate-Papo” e “Perguntas”, tudo para que os usuários interagissem ainda mais com seus seguidores.

O fim do número de curtidas

Em decisão polêmica, o Instagram passou a esconder o número de curtidas que as imagens publicadas em sua plataforma recebem. Ainda é possível curtir normalmente, mas só quem consegue ver quantas curtidas uma foto teve é o próprio usuário que a publicou.

O desafio de abrir uma garrafa com um chute

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jason Statham (@jasonstatham) em

Outra febre da rede social, o desafio que fazia com que os participantes tirassem a tampa de uma garrafa com um chute fez tanto que sucesso que até mais celebridades aderiram a ele do que ao #10YearsChallenge

Filtros de realidade aumentada criados pelos usuários

Em agosto, o Instagram deu abertura para que designers, criadores e marcas começassem a criar filtros de realidade aumentada para chamar a atenção para seus produtos e conquistar ainda mais seguidores. No fim, até usuários comuns inventaram filtros novos e o recurso está em alta até hoje. A popularidade foi tanta que a rede social teve de criar uma biblioteca extra só para as novas criações. Talvez o maior acerto do Instagram em 2019.

Greta Thunberg iniciou uma revolução climática

Assim como diversos IGTVs com alertas sobre o aquecimento global, Greta Thunberg, uma ativista ambiental de 16 anos, deu o que falar no Instagram e incitou protestos e campanhas. Após prestar uma queixa formal à ONU (Organização das Nações Unidas) solicitando que os dirigentes das nações cuidem do planeta, suas ideias e, principalmente, seu jeito afrontoso foram amplamente compartilhados na rede social.

Modo “Criar” para os Stories

Os stories receberam muita atenção durante 2019 e, em outubro, o Instagram lançou o modo “Criar”, que deu uma cara nova aos stories. Agora, o usuário não precisa, necessariamente, de uma imagem para fazer uma publicação temporária. Fundos pré-definidos podem ser encontrados na biblioteca e a organização mais intuitiva dos recursos facilitou a vida de quem gosta de fazer stories.

Jennifer Aniston entra no Instagram

A atriz fez sua conta no Instagram e logo na primeira publicação superou todas as expectativas com uma foto do elenco original da série Friends reunido atualmente. O engajamento foi tão grande que o Instagram passou por falhas temporárias no dia da publicação. “Eu juro que não pretendia quebrá-lo…”, escreveu Jennifer em sua segunda foto. “Obrigado pela gentil e confusa recepção”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jennifer Aniston (@jenniferaniston) em

E para você, qual foi o acontecimento mais marcante do Instagram em 2019?

Fonte: Later

O post Retrospectiva: 12 acontecimentos que marcaram o Instagram em 2019 apareceu primeiro em PCWorld – Tecnologia no seu dia a dia.

Autor: Caio Carvalho
Fonte: Mac World