Privacidade e segurança, sem complicações, para você

Soluções na medida do seu negócio

Privacidade e segurança, sem complicações, para você

{itemcontente}

Nosso objetivo sempre foi criar produtos simples, úteis e intuitivos. Quando o assunto é privacidade e segurança, também é assim: administrar seus dados deve ser tão fácil quanto reservar uma mesa num restaurante ou usar o Google Maps para achar o caminho mais rápido para casa.
No início deste ano, lançamos outras formas de facilitar a proteção de dados para milhões de usuários: controles simples de acessar, novas maneiras de usar aplicativo no modo Anônimo e opções que permitem apagar dados automaticamente, como Histórico de Localização, buscas e outras atividades no Google. 
Esperamos que, ao tornar esses recursos e controles mais consistentes em nossos principais produtos, eles ficarão mais intuitivos e fáceis de usar. Hoje, anunciamos mais novidades buscando atingir esse objetivo. 
Modo Anônimo chega ao Maps 
Desde que foi lançado com o Chrome, em 2008, o modo Anônimo tem sido um dos controles de privacidade mais populares entre os usuários. Esse controle super fácil de usar está chegando a mais produtos: no início do ano, foi a vez do YouTube, e a partir de agora ele estará disponível também no Google Mapas.
Quando o usuário ativa o modo Anônimo no Mapas, atividades como locais pesquisados não serão salvas na Conta do Google, nem usadas para personalizar a experiência no aplicativo. Para ativar o modo Anônimo, basta clicar na foto do perfil. No momento em que você quiser recomendações de restaurantes, informações sobre o trânsito a caminho do trabalho e outros recursos sob medida, basta desativar o modo Anônimo. Esse recurso será lançado para Android nas próximas semanas, e em breve chegará ao iOS.

Auto-deletar no YouTube

Em maio deste ano anunciamos que seria possível apagar automaticamente o Histórico de Localização e as Atividades na Web e de Apps. Isso inclui tudo o que o usuário pesquisa e digita quando navega, bem como gravações de voz. Prometemos levar isso para mais produtos e agora o auto-deletar está chegando ao histórico do YouTube. O usuário precisa apenas estabelecer o período – apagar dados com mais de 3 ou 18 meses, à semelhança do Histórico de Localização – e o resto é por nossa conta.


Controle sua privacidade no Assistente

Estamos facilitando a vida do usuário também na hora de compreender e controlar os dados no Assistente.
A partir de agora, sempre que você disser “Ok, Google. Como você garante a segurança dos meus dados?”, ele vai oferecer informações sobre o que estamos fazendo para proteger a privacidade e a segurança desses dados.
Ficará também mais fácil controlar as configurações de privacidade usando comandos de voz bem simples. Nas próximas semanas, será possível deletar conversas de sua conta acionando apenas o comando de voz. Não será preciso ativar esses recursos: eles vão funcionar automaticamente e terão uma configuração padrão para todos os usuários. Caso você peça para o Assistente deletar mais de uma semana de conversas, ele vai abrir diretamente a página das configurações que permite completar essa solicitação. Essas funcionalidades serão lançadas em inglês nas próximas semanas, e estarão disponíveis nos demais idiomas em breve.
Reforçando a segurança de sua senha
Proteger a privacidade dos usuários na internet exige uma segurança sólida. Por isso, os dados dos usuários do Google são automaticamente protegidos por um dos sistemas de segurança mais avançados do mundo.
Nosso Checkup de Segurança identifica possíveis ameaças à Conta do Google – golpes do tipo phising ou aplicativos que não sejam seguros e estejam conectados à sua Conta. Isso serve para orientar a segurança do usuário. Mesmo assim, cada um de nós tem uma porção de contas, e sabemos que é difícil lembrar as senhas de todas elas. Isso cria hábitos pouco recomendáveis, como usar a mesma senha para diversas contas – uma escolha cômoda, mas que compromete a segurança. Ao fazer isso, corre-se um risco: se alguém descobrir a senha de uma dessas contas, poderá acessar as informações em vários serviços diferentes.
Há tempos o Google já tem um gerenciador de senhas que protege e armazena as senhas do usuário em diversas contas. Hoje, em homenagem ao Mês da Consciência sobre Cibersegurança, esse gestor está se tornando ainda mais potente. Agora, basta um clique para que o Checkup de Senhas avise ao usuário sobre senhas fracas, reutilizadas ou que já tenham sido expostas a algum tipo de violação. Encontre mais sobre o controle de senha neste post.


Estamos trabalhando constantemente para melhorar os produtos que bilhões de pessoas usam. Também olhamos para o futuro, para que as equipes do Google e de outras organizações possam criar novos produtos e desenvolver novas técnicas de engenharia, com privacidade e segurança como princípios fundamentais. Em maio, abrimos o novo Centro de Engenharia em Segurança do Google (GSEC, na sigla em inglês), e passamos a oferecer tecnologias como a biblioteca de privacidade diferencial e o Private Join and Compute e o Tensorflow Federated em formato open source. Isso ajudará qualquer instituição – de hospitais a governos a organizações sem fins lucrativos – a encontrar melhores maneiras de obter informações de seus dados enquanto protege a privacidade das pessoas.
À medida que a tecnologia evolui, o mesmo ocorre com as expectativas das pessoas em relação à segurança e privacidade. Esperamos criar proteções que visem superar essas expectativas e continuaremos compartilhando atualizações regulares sobre este trabalho.
Publicado por Eric Miraglia, diretor do escritório de Gerenciamento de Produtos, Privacidade e Proteção de Dados

Autor: Editor Team
Fonte: Blog Google Brasil