Gravado telefonema de golpe de clonagem do WhatsApp

Tentativa de golpe via WhatsApp é gravada e viraliza. E mais: novas funções do Telegram e do Windows 10.

Um golpista conta como são aplicados os tradicionais golpes em uma ligação telefônica que foi gravada pela vítima. Segundo o criminoso, ele ganhava R$ 10 mil por semana. Depois de obter o número do telefone em anúncios do Mercado Livre e OLX, por exemplo, ele telefonava dizendo ser um funcionário desses sites e que estava enviando um código de confirmação via SMS. Ao confirmar os dígitos, a pessoa tinha o seu WhatsApp clonado e, em seguida, novos golpes são aplicados aos contatos.

Nunca informe a outra pessoa os códigos (tokens) enviados por SMS ou gerados por um aplicativo, além de utilizar a autenticação de 2 fatores no WhatsApp para contar com outra camada adicional de segurança. Se, infelizmente, você já caiu no golpe, desinstale o aplicativo, instale novamente, solicite a verificação da conta via SMS, digite o código recebido (e o PIN de autenticação em 2 fatores) para desconectar os invasores da sua conta. Considere também registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Novas funções no Telegram

A nova versão do Telegram permite que os usuários enviem arquivos com até 2 GB (quase 100 vezes mais do que o WhatsApp permite, 16 MB) e a utilização de vídeos ou stickers animados em vez de fotos no perfil (avatar). Outras novidades são a possibilidade de usar várias contas no mesmo aplicativo para computadores (Windows, macOS, Linux), mais funções de edição de vídeos (rotação e corte), suavização da pele na câmera frontal e novos emojis animados.

Novas funções do Telegram

No quesito segurança, será possível filtrar desconhecidos que solicitam contato por mensagem privada e, se você estiver confortável com conceder permissões de acesso à localização, poderá saber se outros contatos estão próximos (Contatos > Encontrar Pessoas Próximas > Permitir Acesso). Também será possível arquivar conversas com pessoas que não estiverem na lista de contatos.

Usuários continuam esperando novas funções no WhatsApp

Continua apenas em promessa a possibilidade de usar a mesma conta do WhatsApp em vários aparelhos, ainda que a função tenha voltado a ser testada na versão beta 2.20.196.8*. No entanto, ainda não se sabe se o menu Linked Devices poderá ser utilizado se o seu smartphone estiver sem bateria ou desconectado.

Linked DevicesUI AndroidFoto: Wabetainfo

Outra novidade que ainda não chegou é a busca avançada, que permitiria procurar um tipo específico de arquivo anexado às mensagens.

Advanced Search WhatsApp AndroidFoto: Wabetainfo

Microsoft permitirá que você gerencie dados compartilhados

O Windows 10 vai contar com uma ferramenta de privacidade* que permitirá ao usuário saber quais dados de diagnóstico do sistema operacional foram compartilhados com a Microsoft. Eles contêm informações sobre o comportamento do usuário ao usar o computador e servem para melhorar o uso de energia e segurança do sistema. Os usuários também poderão baixar todos esses dados.

Windows 10 pode mostrar incorretamente o estado da conexão

Uma falha na versão 2004* do Windows 10 está fazendo com que o ícone (tecnicamente, o Indicador de Estado de Conexão à Rede) mostre que o computador está desconectado (offline) quando, na realidade, a conexão está ativa e funcionando corretamente. Ainda não há uma correção disponível.


A Avast é líder global em segurança cibernética, protegendo centenas de milhões de usuários em todo o mundo. Saiba mais sobre os produtos que protegem sua vida digital em nosso site e receba todas as últimas notícias sobre como vencer as ameaças virtuais através do nosso Blog, no Facebook ou no Twitter.

* Original em inglês.

Photo by Romain V on Unsplash

Fonte: Blog Avast

Please follow and like us:

Related posts

Leave a Comment