Gestão de restaurantes: como quitar dívidas?

Soluções na medida do seu negócio

Gestão de restaurantes: como quitar dívidas?

A gestão de restaurantes compreende uma série de responsabilidades para que este negócio prospere economicamente. Dada a amplitude da atuação destas empresas, e as relações financeiras com fornecedores, colaboradores e clientes, a administração de bares e restaurantes assumem compromissos financeiros, devido ao acesso às diferentes modalidades de crédito, que já encontram-se incluídas no plano de negócios da empresa, dentre as

O post Gestão de restaurantes: como quitar dívidas? apareceu primeiro em Informativo de Tecnologia Contábil.

A gestão de restaurantes compreende uma série de responsabilidades para que este negócio prospere economicamente. Dada a amplitude da atuação destas empresas, e as relações financeiras com fornecedores, colaboradores e clientes, a administração de bares e restaurantes assumem compromissos financeiros, devido ao acesso às diferentes modalidades de crédito, que já encontram-se incluídas no plano de negócios da empresa, dentre as possibilidades para ampliar as parcerias. 

Os restaurantes, para a compra de produtos alimentícios, bebidas e outros instrumentos de trabalho, bem como para os investimentos em infraestrutura, recorrem à uma instituição financeira, que fornecem diferentes condições de pagamento, utilizando-se de cartões de créditos, empréstimos e, até mesmo, cheque especial. A grande questão que pode acarretar problemas na saúde financeira da empresa trata das taxas de juros altas e a contração de um número cada vez maior de dívidas, podendo resultar na necessidade de se elaborar um plano de recuperação de urgência. 

O controle efetivo do fluxo de caixa, dentro dos limites das finanças empresariais, evita este cenário, porém, na ânsia pela ascensão no mercado, empresários e gestores acabam assumindo um número maior de compromissos do que possam, de fato, honrar. 

É natural que, na tentativa de quitar as dívidas contraídas com fornecedores e parceiros dos bares e restaurantes, a gestão decida por recorrer ao cartão de crédito, empréstimos bancários, que possui as taxas de juros mais altas do mercado. 

Esta decisão, muitas vezes, mostra-se precipitada, pois só faz aumentar as dívidas da empresa. Diante desta situação, torna-se demasiadamente difícil realizar um diagnóstico das principais causas do endividamento, bem como precisar por onde começar a pagar esses valores. 

Renegociação e quitação das dívidas

É neste contexto que entram os serviços da Studio Corporate. A Studio Corporate oferece soluções estratégicas para reestruturar as finanças da companhia, bem como o plano de negócios e a reorganização societária, de forma a otimizar a sua administração financeira e corporativa. 

A Corporate opera com abrangência nacional, e é conhecida por sua atuação direcionada a proteger o patrimônio da empresa e de seus sócios, além dos serviços de renegociação de dívidas, cobrança de inadimplentes, valuation e gestão de passivos trabalhistas. 

Conta com os diferenciais de orientação e suporte, fornecendo meios mais modernos de gestão corporativa, além do trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas de especialização, que possibilitam a evolução dos negócios da empresa, gerando resultados expressivos.

Para renegociar e quitar dívidas de bares e restaurantes, a Studio Corporate utiliza-se de métodos próprios, de maneira a renegociar os passivos trabalhistas, bancários, com fornecedores e parceiros, melhorando o fluxo de caixa em um curto prazo, recuperando a saúde financeira da empresa. 

Por meio de uma análise aprofundada, os profissionais da Studio Corporate alcançam um diagnóstico preciso das finanças e dívidas, bem como o perfil de cada credor, para que, assim, estipule o planejamento para quitar dívidas. De acordo com a natureza do débito, será possível renegociar a dívida, de modo a reduzir as parcelas, prolongando o prazo para o seu pagamento. 

Há, ainda, a possibilidade de transmitir o débito para outra instituição financeira, que permita o pagamento de parcelas menores, com taxas de juros mais baixas, por um prazo maior, caso a instituição originária esteja irredutível quanto à uma possível negociação. Esta prática alivia o fluxo de caixa dos restaurantes, permitindo que a empresa volte a prosperar economicamente.

A cobrança de inadimplentes

Outro serviço oferecido pelos profissionais da Studio Corporate que pode auxiliar no levantamento de recursos para quitar dívidas de um restaurante é a cobrança de inadimplentes

Dessa forma, por meio de ferramentas inovadoras de gestão e de técnicas de cobrança destes passivos, a empresa consegue captar novos recursos, com créditos advindos da inadimplência de devedores, aumentando a sua disponibilidade financeira. Esta prática aumenta o capital de giro da empresa, possibilitando a realização de novos investimentos, bem como o pagamento de outras dívidas, impactando positivamente nos resultados, especialmente em um curto prazo.

Através da listagem da PVD – Provisão de Devedores Duvidosos, que são os devedores que encontram-se inadimplentes a um longo período de tempo, e que acumulam grandes débitos, a Studio Corporate estabelece quais os métodos mais adequados para efetivar esta cobrança, de modo que os débitos sejam quitados, sem desgastar o relacionamento entre a empresa e o devedor.

A antecipação de recebíveis

Outra ferramenta que auxilia a gestão de restaurantes é a antecipação de recebíveis. Diante da necessidade de se ter mais capital de giro, e quitar dívidas de curto prazo, os profissionais da Studio Corporate oferecem a solução da antecipação de recebíveis, que consiste em antecipar o recebimento de valores que já são devidos à empresa. 

Desta forma, são embolsados de uma só vez valores referentes às vendas parceladas, cheques, duplicatas, entre outros exemplos, aumentando a disponibilidade de recursos para a empresa.

É importante destacar que, nesta modalidade, diferentemente do empréstimo, as taxas de juros são consideravelmente mais baixas, devido ao risco reduzido de inadimplência, pois a antecipação de recebíveis é referente a uma porcentagem de capital que já seria direcionada à empresa em um momento posterior. 

Portanto, em caso de dívidas que devam ser prontamente quitadas, a antecipação de recebíveis mostra-se como a melhor opção, preservando o fluxo de caixa da companhia.

Com os serviços da Studio Corporate, a gestão de restaurantes torna-se mais simplificada, por meio do emprego inteligente dos recursos financeiros. Deseja aplicar os diferenciais da Studio Corporate em sua empresa?

Grupo Studio

O post Gestão de restaurantes: como quitar dívidas? apareceu primeiro em Informativo de Tecnologia Contábil.

Author: Consultor de publicação
Fonte: Fiscal Ti