Conheça as ameaças em games online e aprenda a se proteger

Phishing, roubo de dados bancários e instalação de malwares são só alguns dos riscos de quem não toma os devidos cuidados na jogatina

Os jogos eletrônicos são ideais para um período de descontração, permitindo um tempo imerso em outras experiências — sejam narrativas intensas para um jogador ou partidas competitivas com os amigos.

E o público brasileiro é fã desse mercado. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2020, 73,4% dos brasileiros são gamers, e o smartphone é a plataforma preferida. Além disso, o player “casual”, que joga no máximo 3 horas e só 3 vezes por semana, está cada vez mais comum.

Entretanto, até nesses ambientes é preciso tomar cuidado com fraudes, já que há golpes que se aproveitam do seu lazer. Felizmente, é possível se manter protegido sem estragar a diversão, com cuidados básicos e prevenções. A seguir, conheça os riscos e as soluções para não levar um “game over” em segurança digital.

A primeira fase

Os cuidados iniciais devem ser tomados antes de você iniciar uma nova aventura. A compra ou instalação de um game pode ser usada para oportunistas cometerem crimes cibernéticos.

Por isso, adquira títulos apenas de plataformas oficiais e lojas credenciadas — Google Play e App Store no celular, ou Steam, GOG e Windows Store para PC, por exemplo. Serviços que oferecem preços baixos demais e não possuem informações na rede podem aplicar golpes bancários a partir da inserção do seu cartão de crédito.

shutterstock_632848880Fonte: Shutterstock

Além disso, cuidado com o phishing: golpistas podem levar você, por meio de e-mails ou mensagens em redes sociais, a sites falsos. Eles coletam seus dados por meio de telas de login falsas ou prometendo prêmios aos visitantes. É comum que contas inteiras sejam roubadas por esse método, o que pode levar o jogador a perder horas de dedicação.

Evite também a pirataria, pois você não apenas deixa de apoiar desenvolvedores financeiramente, como também pode ser vítima de malwares embutidos em softwares distribuídos ilegalmente. No mobile, tenha certeza de que o aplicativo é mesmo oficial — esse tipo de fraude é mais comum do que parece.

No meio da partida

Com o jogo pronto, não baixe a guarda. Especialmente no navegador ou celular, cuidado com banners que saltam na tela. Alguns deles podem espalhar malwares e fazer você instalar serviços que apenas disseminam mais anúncios e são de difícil remoção.

Além disso, riscos com phishing continuam: não clique em links suspeitos enviados via chat, especialmente enviados por jogadores desconhecidos. Ganhar moedas ou itens gratuitos até parece tentador, mas isso pode sair caro se o endereço na verdade for malicioso.

Nunca confie em softwares que prometem algum tipo de trapaça e garantem alguma vantagem na partida, além de ferirem as regras do game, fazem você correr o risco de ser banido. O programa pode ter uma função criminosa, como explorar vulnerabilidades e coletar dados do seu aparelho.

Equipe-se!

Assim como um bom personagem de RPG precisa de um escudo resistente, o jogador deve ter um equipamento de segurança pronto para a ação. Além de ficar de olho nas ameaças citadas acima, você pode utilizar um serviço que garante uma camada adicional de proteção.

O aplicativo Avast SecureLine VPN amplia sua privacidade online e protege sua conexão de várias formas, evitando ataques remotos e garantindo a segurança de seus dados pessoais e bancários. Ele faz isso sem reduzir o desempenho da internet e isso significa que as partidas online podem ser realizadas normalmente. Clique aqui para conhecer os planos e escolha o que mais se encaixa para você.


A Avast é líder global em segurança cibernética, protegendo centenas de milhões de usuários em todo o mundo. Saiba mais sobre os produtos que protegem sua vida digital em nosso site e receba todas as últimas notícias sobre como vencer as ameaças virtuais através do nosso Blog, no Facebook ou no Twitter.

Fonte: Blog Avast

Please follow and like us:

Related posts

Leave a Comment