Comissão Europeia pede ações urgentes para ter 5G o quanto antes


Convergência Digital – 21/09/2020

Depois de pressão de operadoras e de fornecedores, a Comissão Europeia fez um pedido formal aos países membros para facilitar e acelerar a chegada do 5G, com ações que envolvem a redução da burocracia, uma coordenação internacional na atribuição de frequências e uma melhor divisão no acesso ao espectro. Os termos foram colocados em um documento oficial da Comissão Europeia para o desenvolvimento da fibra de alta velocidade e dos serviços 5G em todo o bloco econômico.

Um dos apelos é para a remoção dos obstáculos administrativos à implantação de redes. Uma das sugestões é que o tempo máximo para a autorização de uma implantação venha a ser de quatro meses. “Temos de evitar o minimizar quaisquer atrasos na concessão de acesso ao espectro de rádio para garantir a implementação do 5G”, reforçou o documento.

O Comissário da CE para o Mercado Interno, Thierry Breton, observou que o acesso à Internet de banda larga representa uma mercadoria fundamental para os europeus. “Temos uma aposta geoestratégica para as empresas, devemos, juntamente com os Estados-Membros, permitir e acelerar o lançamento de fibra segura e redes 5G”, reforçou. A CE deseja que seus membros identifiquem e compartilhem as melhores práticas para atingir seus objetivos até 20 de dezembro, com as diretrizes então acordadas em 30 de março de 2021.

*Com informações do Mobile World Live

Fonte: Convergencia Digital

Please follow and like us:

Related posts

Leave a Comment