Cinco verificações regulares para Android 

Para muita gente, a vida gira em torno do smartphone. Um cara particularmente inovador chegou a se casar com seu “companheiro digital”. Mesmo que sua vida seja equilibrada de outra formacertamente seu telefone contém uma enorme quantidade de dados pessoais e coisas valiosas – de fotos a jogos, de contatos a músicas e assim por diante. 

Para garantir que você permaneça no controle de sua riqueza de dados, é necessária alguma manutenção regular – pense nisso como escovar os dentes, só que é o telefone que você precisa limpar. Neste post, falamos sobre cinco verificações regulares de segurança e proteção para smartphones Android. 

1. Verificar aplicativos 

Comece com a lista de aplicativos instalados. Vá checando, excluindo impiedosamente qualquer coisa que você não use. 

Você estará fazendo várias coisas importantes. Primeiro, o óbvio: liberará espaço no seu smartphone e melhorará o desempenho (a memória não funciona da melhor forma possível). Segundo, aumentará a duração da bateria se alguns aplicativos há muito esquecidos estiverem consumindo-a em segundo plano. Terceiro, você apresentará menos chance se ser alvos de espiões e ladrões, se algum aplicativo do seu telefone abrigar um potencial malicioso. Mesmo um programa perfeitamente legítimo pode se tornar uma fonte de infecção se for invadido ou se seus desenvolvedores involuntariamente usarem uma biblioteca maliciosa no código do aplicativo. Menos aplicativos significam menores chances de tais incidentes. 

Você não usa um aplicativo há muito tempo, mas acha que pode ser útil um dia? Não há nada que o impeça de excluí-lo agora e reinstalá-lo em uma data posterior – basta apenas alguns toques na tela. 

2. Verifique as permissões

Agora que você já conhece os aplicativos que realmente usa, vamos examinar a lista novamente, mas desta vez prestando atenção às permissões. 

Como regra, não forneça direitos desnecessários ao instalar um novo aplicativo. Quanto mais permissões um aplicativo tiver, mais ações ele poderá fazer no seu dispositivo – particularmente, mais dados ele poderá coletar sobre você. Portanto, conceda a cada aplicativo o mínimo necessário para operação e facilidade de uso. 

Preste atenção especial às permissões relacionadas aos aplicativos e acessibilidade do administrador do dispositivo – conceda-os somente se você confiar 100% no aplicativo. 

Novamente, não tenha medo de revogar permissões. Se você revogar uma permissão e o aplicativo parar de funcionar corretamente ou alguns recursos desaparecerem, sempre poderá permitir outra vez. Provavelmente, o aplicativo começará a incomodá-lo por elas. Veja nossa postagem para saber mais sobre permissões no Android e o que elas fazem. 

3. Verifique as atualizações 

As atualizações são importantes porque corrigem vulnerabilidades -mantêm você protegido contra ataques. Os apps do Google Play geralmente são atualizados automaticamente, mas, para ter certeza, vá à loja e faça o download das últimas versões. Se, por sua conta e risco, você fizer o download de algo que não seja da loja oficial (algo que realmente desaconselhamos), será responsável por acompanhar as atualizações manualmente. 

Atualizações para o sistema Android são outra questão. Ao verificar atualizações manualmente, você pode obtê-las antes que o smartphone as instale durante a próxima atualização automática. Isso significa proteção precoce contra possíveis perigos. 

4. Utilize um software antivírus

O Google Play possui seu próprio antivírus, o Google Play Protect, que verifica os aplicativos enviados para a loja. Em outras palavras, se você baixar aplicativos da loja oficial, provavelmente serão seguros. 

Exceções surgem de tempos em tempos (vale lembrar o caso do CamScanner). Mas, pelo menos no Google Play, aplicativos maliciosos acabam sendo detectados e removidos. Se você instalar aplicativos de outras lojas ou baixá-los manualmente para o seu smartphone como arquivos APK, não se pode falar em garantias de segurança. Portanto, recomendamos que você verifique periodicamente o conteúdo do seu smartphone com um antivírus móvel. 

Com soluções de segurança gratuitas, as verificações geralmente precisam ser executadas manualmente. É melhor fazer isso depois de instalar cada novo aplicativo ou atualizações. Se estiver preocupado com o fato de esquecer, escolha uma solução que verifique automaticamente o dispositivo de acordo com uma programação definida. Esse recurso está disponível, por exemplo, na versão paga do  Kaspersky Security Cloud para Android. 

5. Verifique se há vazamentos de dados

O seu dispositivo Android provavelmente contém muitas coisas pessoais, de fotos a aplicativos de redes sociais com todos as suaconversas. E, infelizmente, vazamentos de dados estão se tornando mais comuns. Se, digamos, sua senha ou número do cartão do banco caírem nas mãos de cibercriminosos, você poderá ficar sem sua conta ou se tornar vítima de fraude. Portanto, é importante estar por dentro dos vazamentos. 

Informações sobre vazamentos estão amplamente disponíveis. Em muitos casos, as empresas notificam seus clientes; e você também pode obter informações em sites de notícias de TI, como o threatpost.com. No entanto, a grande maioria das notícias de vazamento será sobre empresas e serviços que você não conhece ou usa. Para evitar confusão desnecessária e aprender apenas sobre problemas que possam interessá-lo pessoalmente, você pode novamente usar o Kaspersky Security Cloud. Nossa solução informa apenas sobre incidentes de relevância específica para você – e fornece conselhos sobre o que fazer. 

Conclusão 

Para recapitular, recomendamos consultar nossa lista de tarefas preventivas regulares para smartphones e tablets Android: 

  • Excluir aplicativos não utilizados;
  • Desativar permissões desnecessárias; 
  • Instalaras atualizações mais recentes para Android e para todos os aplicativos; 
  • Executar uma verificação antivírus manual, se você não tiver uma automática regular; 
  • Altere as senhas de todas as contas que sofreram vazamento.

Claro, isso leva tempo, mas tomar conta das tarefas administrativas e de segurança oferece um controle melhor sobre o telefone e o torna muito mais seguro. Para saber mais sobre como manter sua vida sob controle, juntamente com os dispositivos e tecnologias que você encontra em casa e em outros lugares, mantenha-se atualizado com a nossa tag zona de conforto digital. 

More Connected Than Ever Before: How We Build Our Digital Comfort Zones

Fonte: Blog oficial da Kaspersky

Please follow and like us:

Related posts

Leave a Comment