6 dicas para se proteger durante as férias

Depois de meses de isolamento, muitos não veem a hora de mudar de ares. Mas antes de colocar os óculos escuros, entrar no carro, ligar a música e sair para uma aventura, devemos tomar algumas medidas de precaução para garantir uma diversão sem preocupações.

Roubo de identidade é ainda uma ameaça muito real e especialmente perigosa para viajantes. Os pontos turísticos ao ar livre são o playground favorito dos cibercriminosos. Para eles, não há melhor alvo que uma pessoa que pode ser facilmente enganada por não conhecer o território (ou melhor, o território das redes Wi-Fi). Siga estas 6 dicas para segurança cibernética em suas viagens para bloquear os bandidos antes que eles tenham qualquer chance de atacar você.

  1. Informe seu banco sobre datas de viagem e destinos. Essa é primeira coisa a fazer para evitar transtornos. Você garante que não terá suas transações recusadas por estar “fora da área” e avisa seu banco para que fique atento às atividades com o seu cartão de crédito. Vários apps bancários oferecem o monitoramento da localização do uso do cartão de crédito. 
  2. Digitalize todos seus documentos de identidade, como passaportes, carteiras de habilitação e até mesmo passagens e tíquetes de entrada. Tenha uma cópia digital (e também com algum amigo ou familiar que não esteja viajando com você), caso precise de ajuda. Isso poupará você de horas de angústia e agonia.
  3. Pague suas contas antes (ou agende o pagamento), nunca durante a viagem. Evite enviar ou inserir informações sigilosas enquanto estiver de férias. Sempre que você entra em uma das suas contas, suas informações sigilosas ficam vulneráveis. Limite todos os pagamentos online às necessidades inevitáveis da própria viagem. Deixe as contas e seus negócios em casa, se puder.
  4. Use uma VPN sempre que ficar online. Ela impedirá que bisbilhoteiros identifiquem você. Os cibercriminosos não podem ver sua identidade ou endereço IP quando você usa uma VPN, então suas atividades online poderão ser conduzidas de maneira anônima.
  5. Habilite a autenticação de 2 fatores. Com ela, você terá uma nova camada de segurança em todas as suas contas. Saiba como fazer isso em nosso blog.
  6. Quando voltar, troque as senhas. Se você entrou em alguma conta quando estava fora, troque as senhas quando voltar. Diminua a zero as chances de ser hackeado em sua viagem.

Queremos que você descanse com alegria, energia e felicidade. O roubo de identidade pode causar reações opostas, por isso, siga as medidas acima para impedir que isso aconteça. Seja inteligente e fique em segurança neste verão, em casa ou viajando.


A Avast é líder global em segurança cibernética, protegendo centenas de milhões de usuários em todo o mundo. Saiba mais sobre os produtos que protegem sua vida digital em nosso site e receba todas as últimas notícias sobre como vencer as ameaças virtuais através do nosso Blog, no Facebook ou no Twitter.

Fonte: Blog Avast

Please follow and like us:

Related posts

Leave a Comment